O preço do sorriso


Lógico que é um contrasenso presentear em datas pré-determinadas, afinal a obrigatoriedade acaba com qualquer possibilidade de simbolização, que seria o significado do presente à priori. Numa destas  incursões natalinas, ao invés de vitrines e preços eu olhei pessoas. No afã das compras, o calor, a correria, as filas, as grosserias, as sacolas, os semblantes sérios. O que vi foi tristeza por tudo e pensava, será que ninguém está percebendo o que está acontecendo ? Será que sou só eu ?

A premissa é que não tem como não comprar, é regulamento, o cúmulo da desconsideração não fazê-lo, assim manda a lei da cultura. A indústria lucra, e só, me parece. Obedeço, mortal que sou e não louca o suficiente para deixar familiares sem presente no Natal, até porque ninguém entenderia meu protesto. No entanto, é engraçado pensar que não pago por um produto, mas por um sorriso. E que é por isso que enfrento um shopping lotado, depois de rodar horas atrás de uma vaga, enfrentar fila no caixa, além de ter fôlego para procurar no meio dessa loucura algo que tenha significado, repetindo em silêncio no meio da multidão falante: vale o sorriso, vale o sorriso.

5 comentários:

  1. Pois é....mas seria tão mais fácil se não precisassemos de tantos artifícios pra fazer alguém se sentir amado ou querido por nós com coisas materiais, em datas comerciais. Bom se bastasse a companhia, o amor incondicional, as bexigas, os momentos que valem muito mais que "sorrisos embrulhados pra presente".

    Feliz Ano Bom!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Natal é um saco...
    Feliz ano novo Manu!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Bah, disse tudo!
    Entendo "comprar" sorriso de criança com presente... mas essa histeria é absurda.

    O que eu tento é a cada ano comprar menos. E quem não gostar... q faça cara feia :p

    ResponderExcluir
  4. Como escreveu uma colega louca do São Pedro em nosso ateliê: "Natal: não é correto. Mas é correto dizer: feliz natal!"

    Não dá pra subestimar as forças dos ritos... Mas eu não compro piercings no Natal, para passar bem com minha dor.

    Um grande beijo querida.

    G Vermes.

    ResponderExcluir
  5. que triste isso né...

    a propósito adorei o termo "presente à priori" huhaiuha sensacional...

    ResponderExcluir